26 de mar. de 2010

Importância da Leitura

Ler. Uns gostam, outros nem tanto... mas pra quem quer fazer um vestibular, é indispensável. Eu sempre gostei de ler, desde pequena.. acho que foi por influência da minha mãe, que sempre me incentivou. Mas eu estava pensando esses dias e vi que minha lista de livros lidos, não é muito grande :/ aí eu decidi que vou começar a ler mais frequentemente.
Os livros são ótima fonte de conhecimento, sendo ele sobre algum assunto [filosofia ou psicologia por exemplo], ou literatura mesmo. Eu particularmente acho isso lindo, porque se tem uma coisa que nunca vão tirar de você, é o que você sabe; o seu conhecimento, e sempre há algo novo para conhecer.
Estou lendo um do Jorge Amado: Capitães de Areia. Comecei ontem, e estou na metade. Tem 230 págs., e relata a vida de um grupo de garotos de rua, que vivem em Salvador. Estou gostando e já tenho outro esperando aqui: O Jogo do Anjo, de Carlos Ruiz Zafón, com 410 páginas maiores que as do Capitães de Areia. Quando terminar, venho aqui dizer se recomendo ou não hehe :)Para quem não curte ler, pense pelo lado bom...você vai se ocupar com algo que vai acrescentar algo bom na sua vida, ao invés de ficar o dia todo na Internet... o que não é nada saudável. Procure livros com assuntos e capas que te chamem atenção, assim as chances de você curtir o livro e não parar de ler enquanto não acabar são maiores.[esse mesmo aí da foto escolhi pela capa, não foi nenhuma recomendação.] Procure recomendações :D hahahaha, se suas amigas também não leem muito, entre em tópicos de livros nas comus do orkut, ou procura no google sei lá.. e pesquisa opiniões e sinopses de livros que te chamarem atenção, assim você evita ter que ler o livro pra saber que não vai gostar KKKKKKK.

Os Livros nos ajudam no aumento do nosso vocabulário, melhora nossa linguagem, e nossa escrita também. Toda prova que pede um texto dissertativo (aquele que você tem que falar sobre determinado assunto) sempre valem um bocado de pontos, e para fazê-lo é importante saber como colocar as palavras dentro de um texto, e principalmente saber o que esta falando, por isso a importância de estar ligado nos assuntos atuais, pois nas provas eles dão o tema e temos de desenvolver o texto em tantas linhas.

Os temas atuais são: Aquecimento Global, Aborto, Combustíveis e Energias renováveis, Pesquisa de células-tronco, a Eutanásia, Tráficos de Animais, Lei seca, Lixo nas grande cidades, Desmatamento da Amazônia, e etc... os assuntos variam com o passar do tempo.

Nos vestibulares normalmente caem vários clássicos da literatura... Iracema, de José de Alencar. Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Sagarana de João Guimarães Rosa. Vidas secas de Graciliano Ramos. A Rosa do Povo e Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade. Mar absoluto e Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles. O Tempo e o Vento de Erico Veríssimo. O Encontro Marcado de Fernando Sabino. Gabriela, Cravo e Canela, Terras do Sem Fim e Mar Morto de Jorge Amado e muuuuitos outros. Então é legal ir se preparando desde já, porque a lista é grande hahahaha.

Espero que sirvam as dicas hehehe :**

Nenhum comentário:

Postar um comentário