28 de jan. de 2010

Unhas, cuide bem das suas.


Você sabia que o péssimo hábito de tirar a cutícula é quase exclusivo das brasileiras? E quando eu digo péssimo é verdade. “Retirar a cutícula não é bom. Ela é uma proteção para a unha e pode servir como porta de entrada para inflamações e até alguns vírus”, diz a dermatologista Patrícia Rittes. E também pode causar envelhecimento das mãos.

Então é melhor nunca, nunquinha cair na tenção de remove-las, mas se isso já foi feito devemos hidratar constantemente a cutícula, se não ela fica feia e nada feminina. Existem diversos cremes própios para isso, com uréia ou ceramida.

Se você tira sempre a cútila tente diminuir a frequência com que faz isso. Até chegar a parar totalmente com esse hábito. Mas lembre-se: precisa hidratar toda hora!

Se não conseguir se livrar desta rotina, pelo menos leve o seu próprio kit de manicure ao salão. Alicate, lixa, espátula, palitos, vasilha e até sua própria toalhinha. Isso evita qualquer tipo de contaminação.

Quanto ao esmalte, para ficar bonito, você até pode empurrar a cutícula com espátula. Isso não é muito agressivo. Por falar nele, apesar de ele ficar o tempo todo coladinho na unha, seus efeitos de ressecamento são imensamente menores do que o uso da acetona ou removedores de esmalte. Para neutralizar isso, hidrate as unhas também e as deixe em água morna por alguns minutos. Depois disso, pode esmaltar com a cor da moda.


Espero ter ajudado. Beijos!


Via: Cristiana Arcangeli

2 comentários:

  1. Nossa, nunca gostei de tirar cutícula. Sempre me machuco por ela ser muito fina e quase imperceptível, daí eu deixo. Mas também não tinha o costume de empurrá-las com a espátula, menos ainda em hidratar as unhas e deixá-las na água morna antes de pintar.
    Obrigada mesmo pelas dicas. (:

    Sucesso, Laryssa :*

    ResponderExcluir
  2. nunca hidratei minhas unhas :/

    ResponderExcluir